A agricultura familiar e a expansão das relações sociais inerentes à empresa

Family farming and the expansion of social relations inherent to the enterprise

Autores

  • Ayana Zanúncio Araujo Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil
  • Rosimeri de Fátima Carvalho da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar as relações que se estabelecem e/ou se acentuam a partir da inserção dos agricultores na política pública de agricultura familiar, especialmente no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Para realização desta pesquisa de natureza interpretativa, utilizou-se o procedimento de amostragem intencional por tipicidade (MARCONI e LAKATOS, 2010), tendo sido identificados dois municípios gaúchos, Maquiné e Nova Santa Rita. A coleta de dados ocorreu entre os meses de abril e setembro de 2014, com agricultores e agricultoras beneficiários de políticas públicas de agricultura familiar nos dois municípios. Os principais procedimentos de coleta adotados foram a realização de entrevistas semiestruturadas e a confecção de um caderno de campo. A análise do material empírico esteve amparada pelas discussões sobre as relações inerentes à empresa e ao processo de empresarização do mundo (SOLÉ, 2008; ABRAHAM, 2006). A ênfase nos cultivos comerciais em detrimento da agricultura de subsistência, o acesso individualizado aos financiamentos, a proliferação das relações de parceria (uma maneira particular e informal de empregar pessoas), entre outras situações observadas no campo, evidenciam um processo de assimilação e intensificação das relações funcionais, impessoais, de dominação, de assalariamento e de concorrência associado ao acesso às políticas públicas e às relações contratuais com grandes redes varejistas. Todavia, também foram observadas atitudes de agricultores e agricultoras organizados que conseguiram contornar determinados aspectos da empresarização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ayana Zanúncio Araujo, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil

    Mestrado em Administração, na área de concentração Estudos Organizacionais, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS). Professora substituta na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EA/UFBA).
    E-mail: ayana_zanuncio@yahoo.com.br

  • Rosimeri de Fátima Carvalho da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

    Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenadora do núcleo local do Observatório da Realidade Organizacional, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais e pesquisadora do CNPq.
    E-mail: rosimeri.carvalho@ufrgs.br

Downloads

Publicado

22-04-2016