Avaliação de Impacto do Pronaf B sobre a satisfação de agricultores familiares em Municípios de Minas Gerais

Autores

  • Vinicius de Souza Moreira Programa de Pós-Graduação em Administração - Departamento de Administração e Contabilidade -Universidade Federal de Viçosa
  • Suely de Fátima Ramos Silveira Programa de Pós-Graduação em Administração - Departamento de Administração e Contabilidade -Universidade Federal de Viçosa
  • Kiara Zancanaro Motter Professora substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG.

Resumo

Objetivou-se com este artigo avaliar o impacto do Pronaf B na satisfação dos beneficiários das mesorregiões Jequitinhonha e Norte, do Estado de Minas Gerais, quanto à produção, à renda familiar e a qualidade de vida. O tratamento estatístico baseou-se na construção de índices e no teste de U de Mann-Whitney. Evidenciou-se baixo impacto na satisfação com a produção, médio em relação à renda e quanto à qualidade de vida, não houve impacto do Programa. Neste sentido, a orientação e acompanhamento do Pronaf, bem como o diálogo entre os atores envolvidos figuram-se como importantes frentes para o aprimoramento do Programa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinicius de Souza Moreira, Programa de Pós-Graduação em Administração - Departamento de Administração e Contabilidade -Universidade Federal de Viçosa
    Possui Mestrado em Administração - Universidade Federal de Viçosa (em curso). Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, habitação de interesse social, avaliação de políticas, agricultura familiar e finanças.
  • Suely de Fátima Ramos Silveira, Programa de Pós-Graduação em Administração - Departamento de Administração e Contabilidade -Universidade Federal de Viçosa
    Doutora em Ciências (Economía Aplicada) pela ESALq / Universidade de São Paulo (2000), Brasil. Professora do  Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Diretora do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – IPPDS da UFV, Brasil.
  • Kiara Zancanaro Motter, Professora substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG.
    Mestre e bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2009, 2013). Possui experiência em consultorias nas áreas de Marketing e Finanças, no diagnóstico empresarial de empresas nascentes e na avaliação de políticas públicas, com ênfase no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

19-12-2014

Edição

Seção

Ano 22 volume 2 - outubro de 2014