A agroecologia nas trajetórias sociais de agricultoresassentados na Granja menina dos olhos dos sem-terra: o caso do Assentamento Ceres, RS

Autores

  • Marcos Botton Piccin
  • Roberto José Moreira

Resumo

Este trabalho procura elucidar a incorporação da agroecologia nas estratégias produtivas de agricultores-assentados do Assentamento Ceres/RS a partir da análise de suas trajetórias sociais. As reações às experiências do período de luta pela terra proporcionaram determinados comportamentos que estimularam a participação em cursos de agroecologia durante essa fase de suas vidas. No estabelecimento das estratégias produtivas em Assentamento emergiram situações de tensão com a monocultura da soja, que caracterizava os cultivos na região onde essa área reformada está localizada. Sugere-se que a agroecologia está associada mais como uma possibilidade de arranjos produtivos do que com um modo de vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Botton Piccin
    Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da UFRRJ e doutorando do Programa de Doutorado em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP. Bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

08-12-2013

Edição

Seção

Ano 14 volume 02 - outubro de 2006

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>