De onde emergem relações capitalistas? A incompatibilidade de narrativas de transição em uma fronteira indígena

Autores

  • Pedro Vasconcelos Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Resumo

Com narrativa envolvente e atenta a sutilezas, característica do fazer antropológico, Tania Murray Li analisa temas caros ao estudo do capitalismo no meio rural - trabalho, política, sociabilidade, subsistência, entre outros - no contexto de indígenas de uma montanhosa região da Indonésia, colocando em questão uma série de pressupostos comuns em análises tradicionais sobre o tema. Seu grande trunfo para o estudo de sociedades agrárias é descortinar formas autóctones de emergência do capitalismo, nos quais um mesmo sistema global se desdobra de modos distintos em determinados contextos. Do ponto de vista normativo, a análise oferece um contraponto importante à ilusão de soluções “prontas” de desenvolvimento, oferecidas tanto por governos e agências internacionais quanto movimentos sociais, no que tange o combate à pobreza no meio rural.
Neste sentido, a mobilização de um conjunto de elementos torna Land’s End uma obra singular: seu desenho teórico-metodológico apurado, construído em diálogo com trabalhos clássicos e recentes da economia política e antropologia, assim como o estudo de caso que contempla quase duas décadas de análise, ressignificam o que julgamos saber sobre capitalismo e comunidades rurais em um mundo globalizado. Esta obra, vencedora do Senior Book Prize da American Ethnologist (2016) e presente em diversas mesas de discussões acadêmicas internacionais, é certamente capaz de fomentar novas discussões nos estudos agrários em âmbito nacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Vasconcelos Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

    Mestre em Ciência Política e mestrando em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: pedrovr1@gmail.com.

Downloads

Publicado

01-06-2018