Chamada de trabalhos aberta – Seção Temática “Os usos da teoria de Pierre Bourdieu nos estudos rurais brasileiros”

12-04-2022

A Seção Temática será organizada por uma comissão composta pelos professores Arilson Favareto (UFABC) e Rodrigo Constante Martins (UFSCar) e tem previsão de publicação no segundo semestre de 2022.

Edital completo em: https://drive.google.com/file/d/1ijj-FZklm5ZlVrrYAIOMfaEB5mxNdpWn/view?usp=sharing

 

Em 2022 completam-se duas décadas desde a morte de Pierre Bourdieu, autor que influenciou toda uma geração de pesquisadores e vários estudos dedicados ao mundo rural.  A Seção Temática (ST) “Os usos da teoria de Pierre Bourdieu nos estudos rurais brasileiros” tem por objetivo reunir textos que problematizem e reflitam sobre essa trajetória e, para além disso, que identifiquem temas e questões promissoras para uma agenda renovada de estudos de inspiração bourdieusiana sobre o rural brasileiro. Isto envolve um balanço crítico do que já foi produzido, a análise dos desafios e das possibilidades de uso consistente da teoria dos campos para a compreensão das transformações em curso no mundo rural – nas suas dimensões demográfica, simbólica, cultural, política ou econômica; ou a exploração dos contrastes e complementaridades contidos no diálogo entre os achados específicos de Bourdieu sobre a realidade rural, baseada em seus estudos sobre o Béarn e sobre a Argélia, e a especificidade da realidade brasileira.

 

Os artigos devem ser enviados até o dia 10 de julho de 2022, por meio do sistema de submissão da Revista Estudos Sociedade e Agricultura (revistaesa.com).


Previsão de publicação: 2º semestre de 2023

 

 Normas para apresentação de artigos

  1. Serão aceitos textos na forma de artigo. 

  2. Caberá aos Organizadores da ST e ao Comitê Editorial a decisão final sobre a publicação dos textos.

  3. Os originais devem respeitar todas as condições para submissão e diretrizes para autores da revista (https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/about/submissions) e serão selecionados, preferencialmente, artigos de autores vinculados a departamentos e programas de pós-graduação dentro das Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), que é o escopo da revista ESA.

  4. A análise e a avaliação dos artigos submetidos serão feitas em etapas. Na primeira, o Comitê Editorial analisará os artigos, verificando se obedecem às diretrizes da revista. Depois, os organizadores avaliarão se os artigos estão dentro do escopo da ST e, aqueles considerados aptos, passarão por uma avaliação cega feita por dois avaliadores ad hoc que emitirão pareceres sobre a pertinência da publicaçã Após essa avaliação poderão ser sugeridas aos autores modificações nos trabalhos. Todos os artigos passarão pelo sistema de avaliação cega por pares da Revista ESA.

  5. Importante: no campo “Comentários para o Editor”, durante o processo de submissão, solicitamos que informe que se trata de artigo para a Seção Temática “Os usos da teoria de Pierre Bourdieu nos estudos rurais brasileiros” para que a submissão se diferencie do fluxo contínuo da revista ou de demais STs que eventualmente também estejam com chamadas abertas.

 

Dúvidas e mais informações: estudoscpda@gmail.com