Chamada de trabalhos – Seção Temática “Literatura e Mundo Rural”

01-07-2020

A Seção Temática será publicada na revista Estudos Sociedade e Agricultura (ESA), do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e organizada por uma comissão composta pelos professores José Antônio Segatto (FCL/Unesp) e Raimundo Santos (CPDA/UFRRJ).

Os artigos devem ser enviados até o dia 02/08/2020, por meio do sistema de submissão da revista Estudos Sociedade e Agricultura (https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa).

A Seção Temática “Literatura e Mundo Rural” tem como foco os escritores que se dedicam ao mundo rural, e também almeja estimular o debate sobre a problemática da relação entre ciências sociais e literatura.

Nas teorias epistemológicas clássicas, as ciências sociais e a literatura (e outras manifestações artísticas) são examinadas como formas excepcionais de recepção e reprodução do movimento do real ou reflexo e reflexão das relações sociais, ao expressar ou revelar a complexidade da existência, da experiência e da condição humana. Tomando essa compreensão como premissa e entendendo que a literatura, enquanto atividade artística e as ciências sociais, como modalidade científica, têm modos específicos de reprodução e recepção do processo histórico. Ou seja, mesmo com linguagens e formas (artística e científica) distintas, ambas têm uma função cognitiva fundamental. O texto literário, em seus aspectos estilísticos, retóricos, dramaturgos e artísticos, confere a qualquer representação uma nota subjetiva, emocional ou transcendente. As ciências sociais se voltam para a interpretação de processos e fatos reais e concretos. As propostas de artigos devem versar sobre autores que escrevem sobre o mundo rural em suas especificidades da literatura, levando em consideração seus diversos gêneros.

Os organizadores da Seção Temática “Literatura e mundo rural” esperam receber contribuições que tragam novas abordagens e novos pontos de vista para as discussões sobre o tema da literatura e darão prioridade às propostas sobre os clássicos da literatura.

 

Normas para apresentação de artigos:

  1. Serão aceitos textos na forma de artigo. No total serão selecionados até 6 (seis) artigos para compor a Seção Temática.
  2. Caberá ao Conselho Editorial a decisão final sobre a publicação dos textos.
  3. Os originais devem respeitar todas as condições para submissão e diretrizes para autores da revista (https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/about/submissions).
  4. A análise e a avaliação dos artigos para a Seção Temática serão, assim como no fluxo contínuo, feitas em duas etapas (https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/processo-avaliacao). Na primeira, as propostas submetidas passam por uma avaliação preliminar no que diz respeito à linha editorial da revista e da seção temática, ao cumprimento das diretrizes e em relação a plágio. Depois, todos aqueles artigos considerados aptos nesta primeira etapa serão encaminhados para dois pareceristas ad hoc que emitirão pareceres sobre a qualidade do artigo e pertinência da publicação (processo de avaliação cega pelos pares). Após essa avaliação poderão ser sugeridas modificações nos trabalhos.
  5. No campo “Comentários para o Editor”, durante o processo de submissão, é importante informar que se trata de submissão para a Seção Temática “Literatura e Mundo Rural” (para que os artigos possam ser diferenciados daqueles submetidos no fluxo contínuo da revista).