Where are governments leading their agricultural sectors? Comparative lessons from agri-environmental measures promoted in the U.S., Europe and Brazil

Para onde os governos estão direcionando seus setores agrícolas? Lições comparativas da promoção de medidas agro-ambientais pelos EUA, Europa e Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n1-1

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as lições comparativas dos esforços atuais para promover agricultura sustentável pelos principais países produtores de alimentos no mundo. Especificamente, pretende-se entender: 1) até que ponto os governos estão priorizando os esforços de conservação em seu orçamento para a política agrícola; 2) o que as medidas agroambientais existentes realmente oferecem em termos de conservação ambiental; e 3) quais são as possibilidades de melhoria nas políticas existentes para enfrentar os desafios ambientais atuais. Entrevistas com agricultores e especialistas, bem como uma revisão de literatura, revelam que os mecanismos agroambientais ganharam algum espaço nos orçamentos das políticas agrícolas, mas representam apenas 5,8% do orçamento americano, 5,75% do europeu e 1,25% do orçamento brasileiro. Os principais impactos ambientais da agricultura seguem por ser enfrentados, como o manejo de água e nutrientes nos EUA, cuja gestão resultou em não mais do que 10% de redução de fósforo na água; erosão do solo e perda de biodiversidade na Europa, onde as populações de aves agrícolas diminuíram em mais de 40%; e a restauração de reserva legal e de área de preservação permanente no Brasil, que responde por menos de 6% da necessidade das fazendas do país. Enquanto as organizações ambientais defendem maiores investimentos em conservação, os agricultores organizados defendem a necessidade de manter os atuais níveis de apoio para o setor se manter competitivo. Este impasse indica que podemos esperar pequenas adaptações, mas não mudanças estruturais nas políticas agrícolas no futuro próximo.
Palavras-chave: políticas agrícolas; agronegócio, meio ambiente.

MEDINA, Gabriel da Silva. Where are governments leading their agricultural sectors? Comparative lessons from agri-environmental measures promoted in the U.S., Europe and Brazil. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 1, p. 5- 23, fev. 2019.

Recebido em outubro de 2018.
Aceito em dezembro de 2018.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel da Silva Medina, Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil

    Doutorado em Ciências Naturais pela Universidade de Freiburg na Alemanha, pós-doutorado em Políticas Ambientais pelo Imperial College London no Reino Unido com bolsa da Capes, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás (UFG).
    E-mail: gabriel.silva.medina@gmail.com
    http://lattes.cnpq.br/4866331905231029

Publicado

01-02-2019