Pitadas sobre tradição e inovação na cozinha contemporânea: por uma antropologia do cozinhar

A pinch of tradition and innovation in the contemporary cuisine: towards an anthropology of cooking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v25n3-1

Resumo

A gastronomia e a culinária participam de processo estruturado em práticas culturais e simbólicas, que têm referências na própria dinâmica social. Cozinhar e comer são etapas sinérgicas da relação do homem com a natureza, bem como com sua cultura. Trazendo à análise o trabalho do cozinheiro italiano Massimo Bottura – retratado em série documental produzida por Netflix, intitulada Chef´s Table – e observando práticas encontradas em uma cozinha profissional estudada na cidade de Pelotas/RS, este trabalho pretende analisar questões pertinentes a tradição e inovação no cenário gastronômico. Para tanto, recorremos à análise do documentário, revisão de literatura e pesquisa etnográfica. Este trabalho pretende participar do debate sobre questões referentes a continuidades, rupturas e convivências geradas e modificadas pela ação de cozinheiros profissionais, em iniciativa que se propõe a contribuir para uma antropologia do cozinhar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Weber Benemann, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil

Doutoranda em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGAnt/UFPel) e professora de Gastronomia da UFPel.
E-mail: nikawb@gmail.com

Renata Menasche, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Doutora em Antropologia Social, professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade  Federal de Pelotas (PPGAnt/UFPel) e do Programa de Pós-Graduação em  Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS), coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura (GEPAC).
E-mail: renata.menasche@gmail.com

Downloads

Publicado

29-09-2017