Mudanças na estrutura fundiária do Sertão paraibano e suas implicações para a consolidação da agricultura familiar

Changings in land ownership structure in the semi-arid Brazilian northeast and their implications for family farming consolidation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v28n2-1

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar as conexões entre as mudanças da estrutura fundiária do Sertão semiárido e a presença da pequena propriedade, em particular aquela vinculada à agricultura familiar. O diálogo com a produção bibliográfica sobre o Nordeste nos desafiou a problematizar as dinâmicas que levaram à fragmentação da grande propriedade na região citada. A partir de um esforço de pesquisa quali-quantitativo, realizamos um trabalho empírico na região do Sertão Paraibano, especificamente na Microrregião da Serra do Teixeira, com base em duas questões: (1) quais elementos possibilitaram a constituição da imagem do Sertão nordestino como espaço do latifúndio e da grande propriedade? (2) quais ideias fundamentaram as representações da origem da agricultura familiar no Sertão Paraibano? Nossa pretensão é, a partir de evidências empíricas ainda não problematizadas sobre o Nordeste, construir  hipóteses orientadoras de interpretações sobre a constituição dos grupos sociais e dos espaços rurais do Sertão Nordestino, particularmente em referência à consolidação da agricultura familiar na espacialidade focalizada.
Palavras-chave: estrutura fundiária; Sertão nordestino; agricultura familiar.

Artigo recebido em 30 de agosto de 2019.  Aceito em 26 de fevereiro de 2020.

Como citar
MAIA, Kaliane de Freitas; GOMES, Ramonildes Alves. Mudanças na estrutura fundiária do Sertão Paraibano e suas implicações para a consolidação da agricultura familiar. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 259-283, jun. 2020.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Downloads

Publicado

01-06-2020