Identidade e reestruturação produtiva nos territórios Açu-Mossoró e Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte

Identity and productive restructuring in the Açu-Mossoró and Sertão do Apodi territories of Rio Grande do Norte, Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n1-7

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as políticas territoriais introduzidas a partir de uma perspectiva multidimensional das identidades locais como instrumentos que ressignificam ou dinamizam os territórios Açu-Mossoró e Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte. A metodologia, tida para todo país pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), se baseou especialmente na comparação dos dois territórios, considerando os indicadores de identidade e a produção do espaço, a partir das atividades econômicas que contribuíram ao longo do tempo na construção dos elementos identitários. Como resultados, foi verificado que a identidade produtiva dos territórios Açu-Mossoró e Sertão do Apodi modificou-se através de um processo de reestruturação produtiva que tem reconfigurado o espaço e as relações entre os atores. Por outro lado, políticas regionais introduzidas nos anos 1980, que relegaram a este espaço um desmonte das identidades locais e a construção da dependência e exclusão para a maioria dos agricultores familiares, têm sido revertidas partir dos anos 1990-2000, segundo a percepção dos entrevistados, por políticas territoriais que buscam considerar a capacidade coletiva dos atores, resgatar e valorizar as identidades territoriais.
Palavras-chave: reestruturação; agricultura familiar; Identidade Territorial; Território.

NUNES, Emanoel Márcio; GONDIM, Maria de Fátima Rocha; SILVA, Márcia Regina Farias da. Identidade e reestruturação produtiva nos territórios Açu-Mossoró e Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 1, p. 137-166, fev. 2019.

Recebido em fevereiro de 2018.
Aceito em dezembro de 2018.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Emanoel Márcio Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Brasil

    Doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS) e professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2 – CA AE) Administração, Contabilidade e Economia.
    E-mail: emanoelnunes@uern.br
    http://lattes.cnpq.br/4287439310652411

  • Maria de Fátima Rocha Gondim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Brasil

    Socióloga com mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPCISH/UERN).
    E-mail: fatimagondim@gmail.com
    http://lattes.cnpq.br/7137294043535489

  • Márcia Regina Farias da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Brasil

    Doutorado em Ecologia Aplicada (Ambiente e Sociedade) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), pós-doutorado em Geografia pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra e professora adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
    E-mail: mreginafarias@hotmail.com
    http://lattes.cnpq.br/3982283135879345

Downloads

Publicado

01-02-2019