Lugar de saída e lugar de chegada: uma análise dos fluxos migratórios em uma comunidade rural no litoral norte do estado da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v29n2-5

Palavras-chave:

migração, comunidade rural, pertencimento, identidade social, Litoral Norte Bahia

Resumo

A pretensão deste trabalho é compreender como a comunidade rural Curralinho, situada em Mata de São João – Litoral Norte da Bahia tem o movimento migratório como reprodução social, identificando as motivações dos indivíduos migrantes e os sentidos para as suas famílias e o seu grupo. O estudo baseou-se na influência das intervenções do Estado, realizadas a partir de 1970, que objetivava promover o desenvolvimento econômico e turístico local. Metodologicamente, pautou-se na análise qualitativa, utilizando-se da história oral, de entrevistas abertas e da observação participante. Concluímos que a reestruturação dos fluxos migratórios demarcou esta comunidade como lugar de chegada e lugar de saída assinalando as diferenças identitárias entre os “de dentro” e os “de fora”, fortalecendo o sentimento de pertença e impelindo mudanças estruturais no ordenamento socioeconômico e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Anunciação, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil

Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutorado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (PPGCS/UFBA).
diana.anunciacao@ufrb.edu.br
https://orcid.org/0000-0002-7579-1674
http://lattes.cnpq.br/1283988190583054

Downloads

Publicado

01-06-2021