A ciência e seus usos na política: uma reflexão sobre a Política Baseada em Evidências

Science and its political uses: a reflection on Evidence-Based Policies

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v26n2-4

Resumo

Este artigo discute os limites e as possibilidades do uso da ciência como base para a decisão política. Baseado em 28 entrevistas, analisa os modos como atores envolvidos na elaboração de três políticas públicas, para a conservação da biodiversidade no estado do Rio de Janeiro, recorrem ao conhecimento científico. Ao menos quatro configurações de interação entre ciência e política foram identifcadas: (a) quando a ciência é tomada como base técnica para a decisão política; b) quando a mobilização da ciência é intermediada pelo saber técnico que “traduz” o conhecimento científico; c) quando o conhecimento científico é desconsiderado por não corresponder aos interesses políticos hegemônicos; d) quando a ciência é pensada também como um campo político. Os resultados contribuem para desenvolver uma argumentação crítica sobre a linearidade presente na abordagem da Política Baseada em Evidências.

CARNEIRO, Maria José; ROSA, Teresa da Silva. A ciência e seus usos na política: uma reflexão sobre a Política Baseada em Evidências. Estudos Sociedade e Agricultura, jun. 2018, v. 26, n. 2, p. 331-352, ISSN 2526-7752.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Carneiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutora em Antropologia Social e professora titular do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) e bolsista CNPq. E-mail: mjtcarneiro@gmail.com.

Teresa da Silva Rosa, Universidade Vila Velha (UVV), Brasil

Doutora em Socioeconomia do Desenvolvimento e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade de Vila Velha (UVV-ES). E-mail: tsrosaprof@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

01-06-2018